Uma decisão da Justiça do Rio liberou o levantamento de uma verba estimada em quase R$ 29 milhões para que as concessionárias de ônibus da capital comprem veículos novos. O valor está depositado em uma conta judicial e é alvo de uma disputa entre as empresas e a prefeitura.
A liberação foi emitida pela 8ª Vara da Fazenda Pública do Rio — a mesma que proibiu a liberação do recurso no ano passado. Na época, a decisão prévia era que as empresas investissem na renovação da frota antes da liberação da verba. As concessionárias entraram com recurso e a Justiça mudou o entendimento sobre o assunto.
Compra de ônibus novos é tema de disputa entre Prefeitura do Rio e consórcios
A disputa envolvendo a verba começou após um acordo assinado pela Prefeitura do Rio e os quatro consórcios de ônibus da cidade, em abril de 2025. As duas partes chegaram a um acordo para a compra de veículos novos.
Pouco tempo depois, no entanto, o município editou uma resolução pedindo que os novos carros tenham piso baixo e motor traseiro. Por conta da mudança de modelo, os consórcios pediram a transferência do valor na conta judicial para comprar os ônibus. A Prefeitura do Rio não comentou a nova decisão judicial.
Com informações de Ancelmo Gois, do jornal “O Globo”

