O governador Cláudio Castro assinou, em cerimônia realizada nesta segunda (26), um decreto que atualiza a estrutura operacional e administrativa da Secretaria de Polícia Militar do Estado do Rio. O texto estabelece a criação de 16 unidades de operação, medidas para a modernização na administração da pasta e a construção de um novo hospital da PM em Sulacap, na Zona Oeste.
Diferente da reestruturação do quadro de efetivos, sancionada por Castro em dezembro, o novo projeto reorganiza a estrutura de operação da corporação. Entre as 16 unidades confirmadas pelo decreto, estão batalhões recém-inaugurados, como o 1º BPM (Venda da Cruz – São Gonçalo) e unidades em construção, como o 13º BPM (Maricá), o 42º BPM (Araruama), o 44º BPM (Nova Iguaçu), o 45º BPM (Jacaré) e o 46º BPM (Guarus e São Francisco de Itabapoana).
Castro também anunciou mudança na atuação da Polícia Ambiental
A reorganização também inlclui a Polícia Ambiental. Segundo Castro, o plano é concentrar a atuação da força de segurança especializada. Oito unidades da Polícia Ambiental em três batalhões: 1º BPAM (São Gonçalo), 2º BPAM (Volta Redonda) e 3º BPAM (São João da Barra).
O texto também prevê medidas para fortalecer o serviço de inteligência e reorganizar a gestão de pessoal empregado na PM. Mais detalhes sobre as mudanças serão divulgados com a publicação do decreto no Diário Oficial.

