O deputado estadual Vitor Junior (PDT) articulou junto ao governador Cláudio Castro a assinatura de um convênio entre o governo do estado e a Prefeitura de Niterói para a gestão compartilhada do Palácio do Ingá. O acordo prevê a divisão de responsabilidades sobre o imóvel histórico, que atualmente é administrado exclusivamente pelo Estado.
Segundo o parlamentar, será criado ainda nesta semana um grupo de trabalho responsável por elaborar os termos do convênio. A proposta é definir o modelo de gestão conjunta do espaço, que já foi sede do governo fluminense do início do século passado até a década de 1970.

Localizado no Ingá, na Zona Sul de Niterói, o palácio abriga atualmente um museu com acervo voltado à memória política, artística e cultural do estado do Rio de Janeiro. O conjunto reúne mais de 4 mil peças, entre mobiliário, porcelanas, cristais, documentos históricos, fotografias, esculturas e pinturas.
O acervo inclui ainda obras de importantes artistas brasileiros e peças representativas das artes e tradições populares fluminenses, preservando a história da antiga capital do estado.
A expectativa, segundo Vitor Junior, é que a gestão compartilhada amplie a preservação do patrimônio e fortaleça o uso cultural do espaço, com maior integração entre estado e município.

