O Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAEDEST/MPRJ) e a Assessoria de Grandes Eventos vão atuar na fiscalização e na garantia da segurança do público durante o Rio Open 2026. O torneio de tênis será realizado entre os dias 14 e 22 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, Zona Sul do Rio.
O planejamento das ações foi discutido em reunião realizada nesta quinta-feira (15) entre representantes do MPRJ e da IMM, empresa organizadora do evento. No encontro, foram tratadas as exigências de segurança das arenas, a atenção à acessibilidade e à hidratação do público, a análise do impacto urbano do torneio e medidas de prevenção e repressão a práticas ilegais.
Entre os pontos destacados estão o combate ao cambismo, à pirataria, ao marketing de emboscada e a outros delitos que costumam ocorrer em grandes eventos esportivos.
Nas próximas semanas, o GAEDEST/MPRJ deve se reunir com órgãos da prefeitura para alinhar ações integradas. Também está prevista uma visita técnica de peritos do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ) para acompanhar a montagem das estruturas do evento.
Participaram da reunião o coordenador do GAEDEST/MPRJ, Márcio Almeida; o assessor de Grandes Eventos do MPRJ, Bernardo Maciel; a integrante do GAEDEST, Renata Magnus; servidores do GATE/MPRJ e representantes da IMM.

