A Prefeitura do Rio e o governo do estado iniciam, neste sábado (3), uma operação para ordenar a frequência noturna na Praia do Arpoador. Com o calor intenso das últimas semanas, o ponto da orla da Zona Sul tem ficado muito movimentado.
A ação conjunta pretende reforçar a segurança, garantir a limpeza urbana e promover o ordenamento público do local. Regras e protocolos serão estabelecidos para a circulação e permanência em locais como a Pedra do Arpoador, ponto que atrai milhares de pessoas todos os dias.
A partir deste sábado, a pedra vai funcionar com regras semelhantes às de um parque, com abertura ao público a partir das 4h e fechamento às 21h. Entre 21h e 23h, haverá atuação das equipes para orientar o fluxo de saída dos visitantes. Das 23h às 4h, o local ficará reservado para as operações de limpeza realizadas pela Comlurb.
O Parque Garota de Ipanema terá fechamento diário às 20h, com controle de acesso pelas entradas oficiais. As rotinas poderão ser ajustadas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, de acordo com a dinâmica da alta temporada.
A faixa de areia praia do Arpoador também será englobada pela operação conjunta das forças municipais e estaduais. A Comlurb fará a limpeza diariamente, preferencialmente entre 2h e 4h da manhã. A companhia vai usar máquinas e fará isolamento da área para garantir a segurança dos frequentadores e a eficiência do serviço.
Recentemente, o prefeito Eduardo Paes (PSD) destacou a dificuldade enfrentada pelas equipes da Comlurb para fazer a limpeza do local com a grande presença do público durante as madrugadas.
Polícia Militar e Guarda Municipal vão fiscalizar a orla do Arpoador durante a noite
A Secretaria de Estado de Polícia Militar atuará de forma integrada com unidades especializadas, como o Batalhão de Ações com Cães (BAC), o Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom) e o Batalhão Tático de Motociclistas (BTM), além dos batalhões que patrulham a área do Arpoador regularmente. A operação terá uso de ferramentas de videomonitoramento e reconhecimento facial, além do uso de drones.
A Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Ordem Pública irão realizar pontos de controle e bloqueios estratégicos para coibir o comércio ambulante irregular, o uso indevido de equipamentos sonoros e organizar a circulação de pedestres.


Certíssima a Prefeitura . Vivemos um momento ruim em termos de falta de educação e as pessoas que não respeitam nada , querem fazer bagunça na porta e no bairro dos outros. Apesar de não ter condições de morar na zona sul ,imagino a bagunça que existe com essa frequência desordenada e tem de tudo …bebida , drogas , poluição sonora , fornicação, palavrão,música ruim , gritaria ,comércio ilegal de comida , bebida. , drogas e tudo o que for possível arrumar uns reais , este povo quer fazer …tem que proibir e aumentar o policiamento. Nessa o Prefeito acertou.
Certíssimo. Pessoal gosta tanto lá de fora e nos EUA tudo fecha cedo. Os guardas manda todo mundo p casa.
Quem disse, nos EUA o toque de recolher nem existe mais. Só em caso de emergência. E outra, toque de recolher sempre é considerado autoritário depende da circunstância.
Estive no arpoador pela primeira vez e novembro 2025. Eu vi muita sujeira um cheiro horrível de urina, muitas latinhas , garrafas quebradas, muito lixo. Subi a pedra para conhecer a noite pois, disseram que era muito bonito a vista. Mas vi coisa também, que não deveria ver no caminho das pedras, não é um ambiente familiar. Logo descemos e fomos embora. Muito triste.! Quem sabe agora com a prefeitura os órgão públicos tomando conta, poderemos voltar, para apreciar a vista que é muito linda.
Trabalho na Comlurb já fomos lá instalar papapeiras e lá nas pedra do arpoador as drogas rola a solta durante o dia imagina a noite.
Infelizmente tem que impor regras, já fui várias vezes lá, mas o que se vê é vários usuários de drogas e muita sujeira. A mesma coisa estar acontecendo na pedra do pontal , no recreio dos bandeirantes, vários usuários de drogas, fazendo moradias na trilha, tem relatos de roubos e furtos no percurso da trilha. Já é tempo também da prefeitura e estado assumir o controle do local.
Infelizmente, o povo brasileiro e os cariocas são um povo literalmente sem educação de base nenhuma. Essas sujeiras e podridões em espaços públicos nós só vemos aqui.
Trabalho na Comlurb já fomos lá instalar papapeiras e lá nas pedra do arpoador as drogas rola a solta durante o dia imagina a noite.
Infelizmente, o povo brasileiro e os cariocas são um povo literalmente sem educação de base nenhuma. Essas sujeiras e podridões em espaços públicos nós só vemos aqui.