Na manhã desta quinta-feira (1º), a Comlurb encerrou a megaoperação especial de limpeza para o réveillon 2026 na cidade. Ao todo, 1.250 toneladas de lixo foram recolhidas em todos os pontos de festejo da cidade, sendo 625 toneladas apenas em Copacabana. Houve um aumento de 27,5% em relação aos números de 2025, quando 980 toneladas de resíduos foram removidas pela companhia.
A operação especial montada para o réveillon contou com 5.260 garis, distribuídos em todos os palcos montados pela prefeitura. Foram 7 mil contêineres instalados de forma estratégica para o descarte consciente do público, que colaborou com o serviço dos garis e agilizou o serviço de limpeza. Antes das 10h, as pistas da Avenida Atlântica já estavam totalmente limpas e liberadas pelas equipes da Comlurb.
No bairro de Copacabana, 1.500 garis, 500 equipamentos e veículos foram empregados para atuar no maior réveillon do mundo. A Comlurb também fez a maior operação de limpeza hidráulica das vias já realizada na cidade, com 26 pipas d´água e 26 motobombas com sistema de alta pressão.
A companhia atuou com 440 veículos e equipamentos, entre caminhões compactadores e basculantes, varredeiras, pipas d ́água para lavagem das vias com água de reuso, pás mecânicas e tratores de praia, em apoio ao serviço dos garis.
“Mais uma vez a Comlurb mostra a força e comprometimento dos seus garis para entregar a praia limpa à população e as pistas liberadas antes das 10h. Trabalhamos sem qualquer intercorrência e o planejamento operacional foi cumprido à risca. Estamos muito felizes com o resultado alcançado para que os frequentadores possam curtir a praia neste feriado”, festejou o presidente da companhia, Jorge Arraes.


E mais lixo produzido,e mais contaminação nas areias, com riscos de se ter doencas de pele. Fora o lixo deveria ter uma coleta seletiva e encaminhar para uso em produção de energia. E mais contaminação de solo