Uma série de cosméticos para cabelos considerados irregulares tiveram sua venda suspensa no Rio. Nesta terça-feira (30), a vigilância sanitária do município publicou uma portaria interditando uma série de produtos irregulares de produtos capilares e realizou uma ação de fiscalização que terminou com a interdição de uma distribuidora de cosméticos em Bangu.
A medida vetou a venda da pasta modeladora Loca Cosmetics, a pomada capilar Maryfeer Pomada Modeladora Trançadora e todos os demais produtos fabricados e distribuídos pela empresa Gatos.
Após a suspensão da venda, agentes da vigilância sanitária foram até a distribuidora para uma ação com o apoio da Secretaria de Ordem Pública (Seop). O espaço não tinha a documentação necessária para funcionar, segundo os agentes. 87 frascos de pomada irregular foram apreendidos e outros 205 foram lacrados para averiguação.
Unidades de saúde do Rio atenderam 533 casos ligado a uso de pomadas na última semana, segundo vigilância sanitária
A medida da vigilância sanitária acontece após o município registrar um aumento exprssivo no número de casos ligados a sintomas pós-uso de pomadas capilares. Só entre os dias 25 e 29 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 533 atendimentos associados ao uso dos produtos.
O uso inadequado de pomadas para modelar ou trançar cabelos pode causar sérios problemas, especialmente se houver contato com os olhos. Após o uso de pomadas modeladoras, adultos e crianças não devem molhar o cabelo pelo período definido pelo fabricante. Em caso de sintomas como coceira, vermelhidão, ardência ou lesões na pele ou nos olhos, a partir do uso de algum produto cosmético, a orientação é procurar uma unidade de saúde.

