Deputado federal (e, nas horas vagas, secretário estadual de Energia e Economia do Mar), Hugo Leal (PSD) vai levar a bancada do Rio a se juntar aos demais deputados e senadores do Sul e do Sudeste para pressionar o governo federal a renegociar as dívidas dos estados.
Ele já combinou, com o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), presidente do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), a criação de um fórum.
Os parlamentares do Rio têm reunião sobre o Regime de Recuperação Fiscal, na manhã desta segunda-feira (11), com o governador Cláudio Castro (PL). Só este ano, o Rio terá que pagar R$ 6,7 bilhões previstos no acordo — e mais R$ 2 bilhões como multa por descumprimento das regras do regime.
“Este não é um assunto só do Rio e sim do Cosud. Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro já estão inviabilizados. Mas, para os demais, será uma questão de tempo. Temos que nos unir e começar a pressionar o governo… Aí, sim, vamos ter resultados”, diz Hugo.
Para não ficar só na proposta, o deputado já tomou providências:
“Já falei com o governador Ratinho Júnior. Que no próximo encontro do consórcio, já faça um Fórum de Deputados Federais com estas pautas de interesses comuns”.