Acontece no sábado (06) e no domingo (07) mais uma edição do programa de feiras culturais “Impulso de Gerações”. Iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o projeto oferece bolsas para 250 participantes de gerações diferentes que realizam feiras criativas em cinco das maiores favelas do Rio: Maré, Cidade de Deus, Rocinha, Rio das Pedras e Manguinhos.
Neste fim de semana, as feiras acontecem no Rio das Pedras, no sábado (06), e em Manguinhos, no domingo (07). Maré e Cidade de Deus receberam a ação na última semana; cerca de 1,2 mil pessoas participaram.
A proposta do programa é financiar feiras planejadas e executadas pelos moradores das comunidades. Os eventos contam com gastronomia local, produtos autorais, oficinas, rodas de samba, forró e diferentes manifestações culturais.
Fiocruz uniu jovens e longevos na execução do programa
Segundo os organizadores, o principal critério de seleção de bolsistas foi a faixa etária dos participantes. Os selecionados são jovens e longevos. A proposta é unir duas gerações diferentes para construir ações nas comunidades através do diálogo entre grupos diferentes sobre as potências criativas dos territórios periféricos do Rio.
“Quando criatividade e território estão alinhados, surgem novas economias, narrativas e possibilidades de futuro — construídas por quem vive, cria e transforma as favelas todos os dias”, disse Marcus Faustini, um dos coordenadores da ação.
O Impulso de Gerações é uma iniciativa da Fiocruz ancorada na Coordenação de Cooperação Social da Presidência. O projeto integra o Programa Institucional de Territórios Sustentáveis e Saudáveis e está vinculado ao Programa Favelas & Periferias Pelo Direito à Vida.


