A Câmara do Rio aprovou, nesta quarta-feira (03), o projeto de lei que inclui no Calendário Oficial da Cidade o Dia do Vereador Juvenil. A proposta partiu de um dos vereadores da atual legislatura juvenil, o estudante Gustavo Guimarães, e foi apresentada pelo presidente da Casa, Carlo Caiado (PSD). A data vai ser comemorada toda primeira sexta-feira do mês de novembro.
A inclusão da data busca incentivar os jovens a compreenderem o papel do Poder Legislativo e ampliarem a consciência sobre a importância da democracia e da representatividade.
“A Câmara Juvenil é um projeto que vem dando muito certo, no sentido de fazer a garotada entender melhor a atuação e o funcionamento do Legislativo, além de estimular a participação cidadã. Por isso, abraçamos a ideia de criar o Dia do Vereador Juvenil”, afirmou Caiado, que assina o projeto com outros vereadores da Mesa Diretora da Câmara.
Idealizada por Caiado e implementada em 2023, a Câmera Juvenil está em sua terceira legislatura, que será encerrada no dia 12. No ano passado, pela primeira vez, a Câmara do Rio aprovou e o Poder Executivo sancionou um dos projetos propostos no Parlamento juvenil: a Lei nº 8.733/2023 criou a campanha Maio Laranja, destinada à promoção de ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

