O bairro do Peró, em Cabo Frio, será o projeto-piloto do primeiro plano de arborização urbana da cidade da Região dos Lagos. A inauguração do novo ciclo será realizada junto à renovação do selo internacional de qualidade ambiental Bandeira Azul da Praia do Peró, que será hasteada pela oitava temporada consecutiva na próxima terça-feira (9), às 9h.
O objetivo é seguir o Plano Nacional de Arborização Urbana (Planau), uma estratégia que busca redefinir os espaços verdes das cidades. Um dos pontos do plano incentiva o uso de espécies nativas e arborização planejada, garantindo que toda pessoa esteja a até 300 metros de um espaço verde de qualidade.
Projeto de urbanização resgata a história do Peró
O plano atende a reivindicações de moradores e veranistas e resgata a história do Peró, região da Costa do Sol onde europeus exploraram o pau-brasil, abundante na Mata Atlântica após a colonização. Segundo historiadores, a palavra “Peró” teria origem tupi e significaria “homem desalmado”, termo usado pelos povos Tamoios durante os confrontos da época.
Atendendo à comunidade, o secretário de Meio Ambiente e Clima, Jailton Nogueira Júnior, coordenou recentemente a revitalização do corredor de ipomeias, plantas fixadoras de restinga que protegem a orla. Agora, o bairro será o ponto de partida do programa de arborização de Cabo Frio, priorizando espécies nativas da Mata Atlântica.
A Praia do Peró foi a primeira do interior fluminense a conquistar a Bandeira Azul, atendendo a 34 critérios, como qualidade da água, segurança, guarda-vidas, acessibilidade, educação ambiental e participação comunitária. Para manter a certificação, a coordenação nacional realiza inspeções anuais.
Cabo Frio também vai ganhar uma nova unidade do BPTur até o réveillon
O secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, também confirmou que, até o réveillon — considerado o segundo maior do estado — será instalado na Praça do Moinho um posto do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), que atuará em toda a Costa do Sol.
A base atende a uma demanda antiga do trade turístico, sobretudo após o aumento do fluxo de visitantes estrangeiros, como argentinos, chilenos e uruguaios, impulsionado pela conquista da Bandeira Azul no Peró.
Moradores do Peró ainda cobram uma solução para a famosa Cabana do Pescador
Apesar dos avanços, o bairro ainda cobra soluções urgentes para o futuro da Cabana do Pescador, símbolo histórico local que chegou a ser cenário da novela Avenida Brasil, da TV Globo. Segundo moradores, o imóvel, tombado pelo município e pelo estado, segue abandonado e representa risco aos turistas que chegam à cidade.
Moradores e ambientalistas também pedem reforço da Polícia Ambiental da PM nas trilhas e nas áreas de proteção integral do Parque Estadual da Costa do Sol, que, segundo eles, sofrem com a pressão de visitantes e irregularidades.


A praia do Pero apesar de ser na seis azul está largada .
Rua dos badejos metade sem asfalto , qdo chove o
Morador não entra nem sai da rua devido o bolsão que se firma qto terno a o asfalto .
Ou qdo se pega o caminho para rua anequim.
O calçadão da praia cheio de buracos , jardinagem horrível .
Iluminação na praia zero os moradores não tem como aproveitar a tarde/ noite para jogar ou até mesmo caminhar .
Limpeza das ruas tbm está a desejar ( sei que é o povo que não tem educação ) mas a limpeza deveria ser frequente .
Precisamos de mais iluminação nas ruas
Revitalização da praça que de praça nada tem .
Agradeço pelo espaço e fico no aguardo de posições
O Peró a uns 28 anos a trás, estava em expansão e varias pessoas estavam comprando imóveis no bairro para se estabelecer. Mas depois passados alguns anos a prefeitura que não é a atual, começou a largar de mão o bairro e assim, os que antes vi no Peró um lugar para criar seus filhos e netos, foram em bora.
Esse sentimento de abandono dos espaços públicos eu também sinto no bairro Parque Burle onde moro à 25 anos. O bairro iniciou com um tipo de ocupação e pela omissão do poder público, hoje encontra-se em total desalinhamento com o plano diretor, com construções avançando calçadas, parcelamento de terrenos, ruas feitas de depósito de oficinas mecânicas, comércio de ferro velho sem falar nos sucessivos alagamentos.
Onde pisa o polico de direita acaba tudo É daí pra pior.
De direita ou esquerda vc quer dizer kkk.
Duvido muito!
Cabo frio continua abandonada. Não vejo evolução com o novo prefeito.
Ruas alagando com chuvas fracas.
Nada de saneamento.
Deveriam colocar palelepipedos nas ruas.
Lixo demais nas ruas.
Merecia mais cuidado de vdd, não só postes novos.
Como morador do Peró, tenho notado que o Bairro, mais precisamente, próximo a praia, está infestado de mosquito, não existe um controle por parte da Prefeitura, no combate a proliferação. A Orla não possui áreas com sombra e há diversos animais (cachorro) de rua, que possivelmente foram abandonados por seus tutores. A prefeitura deveria também disponibilizar chuveiros e banheiro público para as pessoas que visitam a praia, pois só assim não ficariam a mercê dos barraqueiros que cobram pelo serviço.
Falta aí Peró uma dilimitação de onde começa e termina,urbanização,mobilidade urbana.Cresceu muito mass em estrutura.
Ainda bem que entrou alguém no governo que ama cabo frio! Não canhoto como a antecessora que só queria poder se perpetuar na bagunça. Igual o ladrão presidente eleito pelo TSE
A arborização é urgente em toda cidade, assim como a melhoria das calçadas e pavimentação das ruas e avenidas. É urgente a humanização dos espaços públicos para que os moradores, possam ter melhores espaços de convivência e lazer. Bairros como São Cristóvão, Jardim Caiçara, Guarani, Jardim Esperança, Unamar, fortemente ocupados, com grande densidade populacional e com um comércio vibrante, estão exigindo atitudes de fiscalização e ordenamento urbano por parte dos órgãos fiscalizadores da Prefeitura.
Bom dia
O CORRIMÃO DA RAMPA AO LADO DO SALVA VIDAS
ESTÁ QUEBRADO A MAIS DE DOIS MESES
A substituição dos quiosques da praia do Peró é essencial para melhora da orla. Os quiosques são horríveis, enfeiam a praia que é tão linda.