Um homem foi preso na Zona Oeste do Rio, nesta terça-feira (02) durante uma operação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul contra uma quadrilha acusada de extorsão. Agentes do Rio atuam em parceria com os policiais gaúchos para desarticular o grupo criminoso, que usava falsos exames para aplicar golpes em famílias dos pacientes médico, segundo as investigações.
O suspeito capturado no Rio é acusado de se passar por médico em ligações telefônicas e mensagens para enganar as vítimas. Pelo menos 30 pessoas afirmam ter sido vítimas e os prejuízos chegam a até R$ 11,7 mil.
Além da prisão, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em seis endereços na Zona Oeste do Rio. Endereços no Mato Grosso e em Goiás também foram alvos da ação, que prendeu outras cinco pessoas em outros estados.
Quadrilha dizia que pacientes estavam em estado grave para enganar vítimas
As investigações apontam que a quadrilha tinha acesso a dados privilegiados dos pacientes de hospitais da rede privada e usava as informações para enganar as famílias. Em contato com as vítimas, eles diziam que o quadro de saúde dos pacientes tinha piorado e que novos exames eram necessários. A partir daí, eles começavam a cobrar por falsos exames, alegando que os planos de saúde não cobriam alguns dos procedimentos. A Polícia Civil segue investigando o esquema.

