O campeão de voo livre Philip Haegler, que morreu em um acidente de parapente na quinta-feira passada (20), foi homenageado em uma rampa de voo em São Conrado, onde costumava praticar o esporte. O campo de pouso do bairro agora se chama Phil Haegler. A mudança de nome foi decretada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) no Diário Oficial desta quinta-feira (27).
Segundo a prefeitura, a mudança é uma homenagem ao atleta, que era referência de voo livre no país e foi bicampeão de asa-delta no Brasil. Ele estava saltando de parapente em uma rampa da Pedra Bonita quando se chocou com um prédio em São Conrado. Ele chegou a ser levado para o Hospital Miguel Couto, mas não resistiu aos ferimentos. Phil Haegler tinha 59 anos.
A Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), que foi presidida por Phil Haegler, lamentou a morte do atleta, que é “parte indissociável da história do voo livre no Brasil”, segundo a atual gestão da Confederação.
“Phil, como era conhecido por todos, carregava uma luz própria. Sempre de bom humor, disposto, generoso e com um brilho no olhar que só quem ama verdadeiramente o que faz consegue manter. Um piloto exemplar, bicampeão brasileiro de asa-delta, apaixonado também pelo parapente, modalidade que abraçou com entusiasmo e dominava com maestria. Sempre disputando no topo das competições, sempre respeitado pelo talento e pela postura”, destacou, em nota, o CBVL.

