Nesta quarta-feira (26), o time do Flamengo embarca para Lima, no Peru, onde disputa a final da Libertadores no sábado (29). A torcida do clube prepara o tradicional “AeroFla”, evento que marca a despedia dos torcedores da delegação e que já foi realizado nos anos de 2019, 2021 e 2022. A Prefeitura montou um esquema especial de atuação no evento, que vai acontecer durante a tarde de quarta.
Os ônibus com os jogadores, membros da comissão técnica e do estafe deixam o Centro de Treinamento do Ninho do Urubu, localizado em Vargem Grande, na Zona Sudoeste, e vão até o Terminal de Cargas Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador. O percurso tem cerca de 50 quilômetros.
A estimativa é que mais de 10 mil rubro-negros participem da festa. O evento também contará com policiamento e escolta do ônibus oficial ao longo do trajeto, que será realizada por equipes da Polícia Militar.
AeroFla vai gerar bloqueios no trânsito ao longo do trajeto e terá monitoramento especial
Equipes de diversos órgãos, como Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), CET-Rio, Comlurb e Polícia Militar, localizados no COR-Rio, vão monitorar todo o percurso em tempo real. Cerca de 260 câmeras, drones e equipes nas ruas vão auxiliar na operação, que inclui equipes da concessionária RioGaleão, responsável pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim.
A Prefeitura também prevê alterações intermitentes no trânsito ao longo do percurso, que passará por vias como a Estrada dos Bandeirantes, Linha Amarela e Linha Vermelha. Às 14h, a Ponte Velha do Galeão será interditada para a passagem dos ônibus e deslocamento dos torcedores do clube.
O único ponto oficial de concentração da torcida do Flamengo previsto para o “AeroFla” estará localizado no Terminal BRT Aroldo Melodia, na Cidade Universitária. O Flamengo também orienta que os torcedores não se desloquem para o centro de treinamentos para evitar contratempos no deslocamento e não prejudicar a logística do voo com atrasos. O embarque da delegação está previsto para às 17h.

