Um esquema de desvio na cobrança foi detectado pela Prefeitura do Rio em um posto de combustível da bandeira Shell em Benfica, na Zona Norte. A fiscalização aconteceu na semana passada; segundo a Secretaria de Ordem Pública (Seop), o estabelecimento cobrava cerca de 30% a mais do valor abastecido.
De acordo com o secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, João Vitor Pires (PSD), o posto de combustível já havia sido flagrado cometendo o mesmo crime, mas continua operando por conta de liminar da Justiça.
Ainda segundo o secretário, funcionários do estabelecimento chegaram a desligar as bombas de gasolina durante a fiscalização para impedir que os agentes continuassem o teste. O posto de combustível, que fica na Rua São Luiz Gonzaga, 1951, não foi interditado por conta da medida judicial.
Município tem mapa com postos de combustível autuados
No início do mês, o Procon Carioca lançou um mapa digital que reúne os postos autuados e/ou interditados no Rio. O serviço é realizado em parceria com o Instituto Combustível Legal (ICL) e faz parte da Operação Posto Sem Roubo, que reforça a fiscalização do setor e identifica fraudes como bomba baixa, adulteração de combustível e uso irregular de maquininhas.

