A Secretaria de Ordem Pública (Seop) interditou, nesta terça-feira (18), dois estacionamentos que operavam na Rua Camerino, no Centro do Rio, em imóveis tombados e/ou preservados que fazem parte do programa Reviver Centro. Os proprietários haviam sido notificados em 2021 e, segundo a legislação municipal, tinham três anos para encerrar as atividades nos locais.
A ação ocorreu nos imóveis de números 19/21 e 61, com o apoio de cerca de 25 agentes. Antes da interdição, as equipes aguardaram que todos os proprietários retirassem seus veículos do interior dos estacionamentos.
Estacionamentos cobravam até R$ 80 pela diária

Ainda de acordo com a prefeitura, mesmo impedidos de funcionar desde julho de 2024, alguns estabelecimentos chegaram a cobrar até R$ 80 por uma diária. A operação, iniciada por volta das 6h, contou com o apoio da Guarda Municipal.
“Vamos intensificar as ações em toda a região contemplada pelo Reviver Centro para evitar que imóveis tombados ou preservados continuem sendo utilizados como estacionamentos. O prazo se encerrou em julho de 2024, mas infelizmente alguns proprietários resolveram não seguir o determinado pela prefeitura”, afirmou o secretário de Ordem Pública, Marcus Belchior.
Sobre o Reviver Centro
Criado em julho de 2021, o programa é um plano de recuperação urbanística, cultural, social e econômica da Região Central do Rio, com o objetivo de atrair novos moradores, aproveitando construções existentes e criando novos espaços públicos e privados.
Até outubro deste ano, 61 empreendimentos foram licenciados na região, somando 5.786 unidades (5.722 residenciais e 64 não residenciais), distribuídas em 318 mil metros quadrados de área construída. Outros 24 processos estão em análise para obtenção dos benefícios.

