Pelo menos 15 pessoas foram presas nesta terça (17) em uma operação integrada das polícias Civil e Militar do Rio que mira o núcleo financeiro do Comando Vermelho (CV). R$ 217 milhões em bens e valores ligados à organização criminosa foram bloqueados.
Entre os presos está Cosme Rogério Ferreira Dias; conhecido como “Mentor de Barricadas”, ele é acusado de financiar e fornecer materiais para os bloqueios em vias públicas promovidos pela facção.
A ação faz parte de uma nova etapa da Operação Contenção — a mesma que enviou 2,5 mil agentes para a Penha e o Alemão em outubro. Nessa fase, o foco são ferros-velhos supostamente usados por criminosos para lavar dinheiro e camuflar transações financeiras do tráfico de drogas. Investigações apontam que os estabelecimentos receptavam material furtado e financiavam a reconstrução de barricadas e a vigilância armada em áreas da Zona Norte, Baixada Fluminense e Região Metropolitana.
Até às 10h30, oito ferros-velhos haviam sido interditados.
“Mentor de Barricadas” do CV foi capturado em prédio de luxo no Recreio
Um dos principais responsáveis por articular as atividades desses ferros-velhos e o fornecimento de material ilícito para o tráfico era o “Mentor de Barricadas”, segundo as denúncias. Ele foi encontrado, na manhã desta terça (17), em um condomínio de luxo no Recreio dos Bandeirantes, junto de sua esposa, que também foi presa. Dois veículos blindados — uma Hilux e um BMW — foram apreendidos no local e a Polícia pediu o sequestro dos imóveis investigados na região.
A ação seguia em andamento até a última atualização desta matéria. O objetivo dos agentes é cumprir 41 mandados de prisão e 94 de busca e apreensão. Coordenadas pela polícia carioca, a ação também realiza diligências em São Paulo e em Minas Gerais, com o apoio de forças de segurança dos outros estados.

