O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, determinou a demissão de um agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontado como responsável pelos disparos que mataram a estudante de enfermagem Anne Caroline Nascimento Silva, em 2023, durante uma abordagem na Rodovia Washington Luís, no Rio.
A informação é do portal “g1”. O policial Thiago da Silva de Sá teve a demissão publicada no Diário Oficial da União (DOU). A corregedoria da PRF já havia recomendado a retirada do nome dele dos quadros por conta das acusações de infração disciplinar e prática de “ofensa física” durante o serviço. Ele ainda pode recorrer da decisão.
Abordagem da PRF terminou com morte e uma mulher ferida
O caso aconteceu em junho de 2023. Durante uma abordagem próximo ao acesso à Linha Vermelha, Thiago efetuou sete disparos de fuzil contra o veículo. Na época, a PRF informou que os agentes teriam disparado durante abordagem a um veículo em alta velocidade. O marido e a família da vítima contestam.
Anne tinha 23 anos e estava no banco de passageiros. Ela chegou a ser levada para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, mas não resistiu aos ferimentos. Além dela, a diarista Claudia dos Santos, que estava em um outro veículo, também foi atingida pelos disparos, mas se recuperou.
O agente chegou a ser preso, mas foi liberado durante audiência de custódia. Desde o ano passado, ele e os outros três policiais que participaram da abordagem se tornaram réus pelo caso. Thiago responde por homicídio tentado e consumado, além de lesão corporal culposa. Segundo as investigações, ele foi o único a disparar durante a abordagem.

