Mais de 70 quilos de alimentos impróprios para consumo foram apreendidos e descartados de supermercados da capital e da Região Metropolitana do Rio. As ações, realizadas pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e pelo Procon-RJ, vistoriaram 15 estabelecimentos nas zonas Sul, Norte e Sudoeste da cidade, além dos municípios de Niterói e Nova Iguaçu.
Entre os produtos estavam carnes, frios, pães e outros itens que apresentavam condições inadequadas de armazenamento. Todo o material foi descartado na presença dos agentes.
Além dos alimentos impróprios, os fiscais identificaram outras irregularidades sanitárias, como chão rugoso, ralos inadequados e lixeiras sem pedal, além da ausência de cartazes obrigatórios, como o de disponibilidade do livro de reclamações, o telefone do Procon (151) e o aviso de proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores de idade.
O secretário de estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, ressaltou que o setor supermercadista continua entre os mais denunciados pelas pessoas.
“Neste período que antecede as festividades de fim de ano, a secretaria e a autarquia estão dedicadas a fiscalizações estratégicas para garantir segurança e qualidade no abastecimento varejista de alimentos”, declarou.

