O secretário de Segurança, Victor Santos, segue para uma reunião no Palácio Guanabara marcada para as 11h desta quarta-feira (17). Na mesa, os três nomes que ele apresentou ao governador Cláudio Castro (PL), para a substituição do coronel Luiz Henrique Marinho Pires, já demissionário.
A primeira sugestão de Victor, o coronel Ranulfo Brandão, não foi aceita pelo governador. Então, ele encaminhou ao Palácio Guanabara os nomes dos coronéis Marcelo Moreira Malheiros e Marcelo de Menezes Nogueira (ambos lotados na Diretoria Geral de Pessoal).
Aos mais próximos, o secretário de Segurança diz que hoje será o seu dia D. Ou Castro escolhe um dos nomes, ou ele pedirá para sair.
Apesar da pressão de Santos, correm por fora dois fortes nomes: os coronéis André Henrique e Priscilla Azevedo. Esta última, a primeira mulher a comandar uma Unidade de Polícia Pacificadora — a do Dona Marta, entre 2008 e 2011 —, foi secretária de Assistência à Vítima, e responsável por todo o contingente das UPPs, tem a simpatia de parte do governo