Secretário estadual de Transportes, mandachuva na Baixada Fluminense e o poderoso do MDB no estado, Washington Reis afirma a quem quiser ouvir que será candidato ao governo em 2026. Para tanto, vem trabalhando, com afinco, na anulação da condenação por crime ambiental que levou à sua inelegibilidade.
Mas é consenso entre emedebistas de envergadura nacional — e integrantes da bancada federal do Rio — é que Washington está de olho, mesmo, numa das vagas para o Senado. O poderoso, que já foi próximo ao presidente Lula, deu uma guinada em direção a Jair Bolsonaro nos últimos anos. Chegou a ter sua administração à frente da Prefeitura de Caxias envolvida no suposto esquema de fraude de cartão de vacinação, relatado pelo ex-ajudante de ordens Mauro Cid em sua delação premiada.
Contam as péssimas e bem informadas línguas que Washington está correndo para limpar a ficha, na esperança de contar com o apoio da família Bolsonaro a uma dobradinha com o candidato à reeleição Flávio Bolsonaro. Até o momento, o PL está decidido a formar uma chapa puro-sangue para senador; e levar às urnas o governador Cláudio Castro ao lado de Flávio.
Washington apostaria, no entanto, que os Bolsonaro (principalmente, Jair) não vão marchar com Castro. Que a segunda opção da família, então, poderia ser a sua candidatura.
E que, no Rio, as bênçãos de Jair e companhia já são meio caminho andado.
Atualmente, Washington está condenado e inelegível
O ex-prefeito foi condenado, em 2016, a sete anos de prisão por crime ambiental, mas nunca cumpriu a pena. Ele conseguiu se reeleger à prefeitura de Caxias em 2020 graças a uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), mas depois teve a condenação confirmada, sob o regime semiaberto. A Lei da Ficha Limpa prevê inelegibilidade desde a condenação até o prazo de oito anos após o cumprimento da pena.
O irmão dele, Deputado Federal, precisa aprender a votar em Brasilia.
Na maioria das vezes vota c a Ptralhada…
O irmão dele Deputado federal Gutemberg Reis realmente é uma VERGONHA , com leis loucas , alinhamento com Lula .. Essa gente não pode ter mais espaço.