Boca de urna e despejo irregular de propaganda eleitoral nas imediações dos locais de votação são crimes eleitorais, mas ainda se repetem — e como! — nos municípios fluminenses.
Em São Gonçalo, os locais de votação amanheceram com o chão coberto de santinhos. O mesmo aconteceu em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. A prática de jogar nas ruas os santinhos na virada do dia da eleição é conhecida como “voo da madrugada” e é ilegal.
Só na parte da manhã, a ouvidoria do Ministério Público estadual encaminhou ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais cerca de 300 notícias de fato. As denúncias recebidas foram, em sua maioria, relacionadas ao derrame de santinhos e boca de urna. A capital, a Baixada Fluminense e a Região dos Lagos foram as áreas com mais ocorrências.
Uma equipe da TV Globo flagrou pessoas distribuindo panfletos em uma rua de acesso ao Colégio Estadual Gomes Freire de Andrade, na Penha — um dos maiores locais de votação da Zona Norte, com mais de 9.500 eleitores, distribuídos em 21 seções eleitorais.