O VLT Carioca vai operar com esquema especial no próximo domingo (07), durante o desfile cívico-militar do Dia da Independência, no Centro do Rio. A Parada Cristiano Ottoni ficará fechada a pedido do Comando Militar do Leste. Para facilitar o deslocamento do público até o local do evento, excepcionalmente neste dia, a estação Central, fechada temporariamente por conta das obras no Hotel do Povo, será reaberta.
Durante o desfile, as linhas circularão por trechos:
Linha 1: Terminal Gentileza ↔ Parada dos Museus
Linha 2: Praia Formosa ↔ Central
Linha 3: Santos Dumont ↔ Cinelândia
Linha 4: Terminal Gentileza ↔ Central / Praça XV ↔ Saara
Segurança e orientação
Para reforçar a segurança dos clientes, será instalado gradil no entorno da plataforma da Estação Central e haverá ampliação da equipe de agentes no local, orientando sobre a travessia segura na faixa de pedestre em frente ao Teleférico da Providência.
Retorno da operação do VLT
Após o encerramento do desfile, todas as linhas voltam a circular normalmente em seus trajetos originais:
Linha 1: Terminal Gentileza ↔ Santos Dumont
Linha 2: Praia Formosa ↔ Praça XV
Linha 3: Cristiano Ottoni ↔ Santos Dumont
Linha 4: Terminal Gentileza ↔ Praça XV
Pagamento
A passagem do VLT custa R$ 4,70 e pode ser paga com o cartão digital Jaé, adquirido via app da empresa, ou cartão físico que pode ser comprado nas máquinas de autoatendimento presentes no Terminal Gentileza, paradas e estações do VLT. No interior das composições, o pagamento deve ser efetuado mediante a aproximação do cartão (virtual ou físico) na tela no validador fixado nos balaústres próximos à porta dos trens.