As viaturas usadas pela Polícia Militar do Rio em Copacabana vão passar a usar câmeras de reconhecimento facial. O equipamento, que também faz a leitura de placas de carro, foi usado pelos agentes durante o réveillon na região e vai integrar a frota regularmente a partir deste mês.
Ao todo, 33 veículos vão contar com o aparato, segundo o 19º BPM (Copacabana). Cada um deles terá duas câmeras. As imagens de uma delas serão enviadas para agentes no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Já a outra vai transmitir os registros para os policiais que estiveram a bordo das viaturas.
PM pretende instalar sistema em outras 300 viaturas
Segundo a PM, a ideia é expandir esse sistema para outros pontos da Região Metropolitana ao longo do ano. A previsão da corporação é instalar câmeras em cerca de 300 viaturas nos próximos meses.
O equipamento escaneia os rostos das pessoas filmadas. O registro será comparado com o banco de dados da polícia para facilitar a identificação de transeuntes com mandados em aberto. As placas de carro filmadas também passarão por análise para identificar possíveis roubos.

