A vereadora do Rio, Luciana Novaes (PT), foi internada na última quinta-feira (4), devido a complicações de saúde. Segundo a família, ela está na UTI em tratamento por infiltração nos pulmões e um quadro de pielonefrite.
Luciana havia sofrido, em 15 de outubro, uma fratura no ombro direito, que a deixou imobilizada por 45 dias. Durante esse período, seu estado de saúde apresentou complicações, incluindo uma pneumonia inicialmente tratada com antibióticos.
Luciana Novaes chegou a participar da sessão plenária de forma remota
Após voltar a apresentar febre, exames identificaram uma infecção urinária. Mesmo com nova tentativa de tratamento domiciliar, o quadro não apresentou melhora. Diante disso, ela foi internada na quinta-feira, tendo participado da sessão plenária de forma remota.
Em nota oficial, a família destacou que Luciana, mesmo imobilizada, não deixou de cumprir suas obrigações como vereadora. Além disso, agradeceu as manifestações de apoio e pediu que todos continuem em oração pela recuperação da parlamentar.
Vereadora foi vítima de uma bala perdida dentro da Universidade Estácio de Sá
A trajetória de Luciana causou comoção nacional quando, em 2003, foi vítima de uma bala perdida em uma lanchonete da Universidade Estácio de Sá, no Rio Comprido, na Zona Central, onde cursava enfermagem. O incidente a deixou tetraplégica e dependente de ventilação mecânica.
Na época, os médicos deram a ela apenas 1% de chance de sobrevivência. Após anos de reabilitação e adaptação a uma nova realidade, Luciana foi eleita vereadora em 2016, retornando ao parlamento municipal em 2023. Esta é a terceira legislatura da qual participa.

