O vereador Salvino Oliveira (PSD), presidente da Comissão de Educação da Câmara do Rio, foi eleito Jovem Ativista Global na categoria Educação pela Young Activists Summit, instituição independente, parceira da Organização das Nações Unidas (ONU), que capacita e apoia jovens ativistas na defesa dos direitos humanos e meio ambiente.
O anúncio foi feito esta semana. Todo ano, são escolhidos cinco jovens líderes de todo o mundo que tenham se destacado nessas áreas de atuação. Este ano, além de Salvino, há representantes da Costa do Marfim, Líbano, Índia e Japão. Todos com idade entre 17 e 27 anos.
Projeto de educação com a Unesco formou jovens líderes em favelas cariocas
O parlamentar se elegeu em 2024 para seu primeiro mandato. Nascido e criado na Cidade de Deus, Zona Oeste, começou o ativismo em defesa da Educação aos 15 anos, quando criou um curso pré-vestibular comunitário na favela. Antes foi secretário municipal da Juventude, onde criou projeto como o Pacto pela Juventude, em parceria com a Unesco, para formação de jovens líderes em favelas cariocas.
“Sempre digo que não existe meritocracia. Porque as condições de acesso à Educação no Brasil não são iguais para todos. Eu tive a sorte de ser selecionado, ainda criança, para estudar numa escola de excelência, que é o Pedro II. E ali eu vi como a nossa realidade na favela era cruel”, afirma.
A premiação será no dia 20 de novembro na sede da ONU em Genebra, na Suíça.