Peça fundamental para as eleições de 2026, a vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE) foi oficialmente aberta nesta segunda-feira (19), com a publicação da aposentadoria do conselheiro José Maurício Nolasco. O texto anuncia que ele deixa os quadros do TCE com o salário de R$ 41,5 mil — embora esteja sujeito ao redutor obrigatório, se o valor ultrapassar o limite determinado pela Constituição Brasileira.
Se os acordos entre os partidos da base do governador Cláudio Castro (PL) forem cumpridos, a vaga vai para o vice-governador Thiago Pampolha (MDB). Com isso, Pampolha renunciaria ao cargo de vice e deixaria a linha sucessória livre para o presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar, disputar a eleição para governador, no ano que vem, no comando do Palácio Guanabara.
Alerj deve votar ainda esta semana a indicação para o TCE
Está prevista para hoje a realização de uma reunião entre Castro, Pampolha e Bacellar. Em seguida, a indicação de Castro para o tribunal deve ser enviada à Assembleia. A votação da aprovação do nome do vice-governador para o TCE deve acontecer ainda esta semana.
