O vereador Pedro Duarte anunciou nas redes sociais, na tarde desta segunda-feira (08), que está deixando o partido após sete anos de filiação e dois mandatos. Pedro é o único parlamentar em atividade eleito pelo Novo no Rio. Recentemente, o partido recebeu a filiação do deputado federal Luiz Lima, egresso do PL.
De acordo com o colunista Ancelmo Góes, do jornal “O Globo”, a saída do vereador aconteceu em comum acordo. Ele acaba de se desfiliar e recebeu do partido uma carta de liberação. Com isso, afasta a possibilidade de perder o mandato.
Pedro afirma que o Novo vive um processo de radicalização política e denuncia patrulhamento ideológico sobre o seu mandato, com direito a ataques em redes sociais e em grupos de WhatsApp. Por ter votado contra o projeto que proibia a presença de adolescentes em eventos LGBTQIA+, por exemplo, Pedro foi atacado por Luiz Lima e pela advogada Carol Sponza, que foi a candidata do Novo à Prefeitura do Rio.
O vereador também criticou a falta de autonomia para organizar uma nominata competitiva para a eleição de 2026, na qual se apresenta como pré-candidato a deputado estadual.
Presidente do PSD disse, na semana passada, que Pedro Duarte está de malas prontas para o partido de Paes
Em discurso de agradecimento pelo prêmio Líderes Regionais, do Lide Rio de Janeiro, o deputado federal e presidente estadual do PSD, Pedro Paulo, lançou uma galhofa ao ver Pedro Duarte na plateia, no Hotel Fairmont, na última sexta-feira (05).
O deputado disse que o xará estava de malas prontas para o PSD.
Não foi a primeira vez que a turma de Paes tratou como piada a possibilidade de filiar Duarte — que, durante um bom tempo, foi um dos principais nomes de oposição na Câmara do Rio.
Mas, agora, a brincadeirinha parece muito mais perto de se tornar realidade.

