O último dia de desfiles do Grupo Especial do carnaval carioca, realizado na noite desta terça-feira (4) e madrugada desta quarta-feira (5), foi um espetáculo de emoções, homenagens, despedidas e muito samba.
Na passarela da Sapucaí, quatro escolas brilharam com performances de tirar o fôlego, encerrando com grandes ícones da cultura brasileira. A apuração dos votos está marcada para as 15h, quando saberemos quem será o grande vencedor do carnaval de 2025.
Mocidade
A Mocidade Independente de Padre Miguel abriu a noite com um desfile futurista. Com o enredo “Voltando para o futuro, não há limites para sonhar”, a escola trouxe à avenida elementos tecnológicos que surpreenderam o público, com robôs e luzes néon, tudo com a assinatura do carnavalesco Renato Lage.
A Mocidade, conhecida por sua ousadia, fez a Sapucaí refletir sobre o futuro da humanidade e a interação com a tecnologia.


Paraíso do Tuiuti
Na sequência, a Paraíso do Tuiuti fez história ao abordar a temática LGBT em seu enredo “Quem tem medo de Xica Manicongo?”. A escola de São Cristóvão trouxe à tona a luta pelos direitos das pessoas transexuais, destacando a figura de Xica Manicongo, a primeira travesti não-indígena do Brasil. A deputada federal Erika Hilton (PSOL) marcou presença na comissão de frente, defendendo a importância da causa.


Grande Rio
A Acadêmicos do Grande Rio encantou o público com o enredo sobre as riquezas culturais do Pará, “As Pororocas Parawaras”. O desfile trouxe a atriz Paolla Oliveira como rainha de bateria pela última vez. Paolla foi ovacionada ao representar o mergulho das princesas nas águas da Amazônia, enquanto a bateria da Grande Rio, formada por botos, vibrava ao ritmo do samba.


Portela
A noite foi encerrada pela Portela, que homenageou um dos maiores ícones da música brasileira: Milton Nascimento. Com o enredo “Cantar Será Buscar o Caminho que Vai Dar No Sol”, a escola de Oswaldo Cruz trouxe para a Sapucaí uma verdadeira celebração da carreira de Milton, com destaque para a canção “Maria Maria”, que ecoou pelos arcos da passarela.


Série Prata
Na Intendente Magalhães, no Campinho, Zona Norte do Rio, o último dia de desfiles da Série Prata, nesta terça-feira de carnaval (4), foi marcado por grande presença de público. Dez escolas da categoria se apresentaram na avenida, encerrando os três dias de desfiles que reuniram 30 agremiações de diferentes municípios do estado.
A programação contou com apresentações da Boi da Ilha do Governador, Império da Uva, de Nova Iguaçu, Tubarão de Mesquita, Acadêmicos da Abolição, entre outros. A disputa será acirrada, e apenas a campeã geral garantirá o acesso à Série Ouro, com direito a desfilar na Marquês de Sapucaí em 2026.