O Parque Tecnológico da UFRJ, o EmbraturLAB e o Sebrae promoveram na última terça-feira (18) mais uma fase da PréAceleraTUR, o programa de pré-aceleração que visa impulsionar práticas ESG (ambiental, social e governança) em micro e pequenas empresas do setor de turismo. Ao todo, oito startups participaram do “DemoDay” apresentando seus projetos para uma banca avaliadora.
O programa, iniciado em setembro de 2023, foi pensado para empresas de base tecnológica que já oferecem soluções para o setor de turismo em fase de pré-aceleração ou possuam soluções para outros setores e queiram adaptá-las para o turismo. Foram selecionadas as soluções das startups CarbonAir, Ecoe, Explore360, Greenant, Janoo, Neuro Senses, We Guide e Zero Esgoto.
No evento, foram selecionadas as três melhores soluções desenvolvidas pelas startups para que sejam submetidas à prova de conceito: a experimentação da ferramenta na prática. Para tirar os projetos do papel, cada empresa receberá o investimento de R$ 70 mil. Essa etapa será realizada entre março e junho de 2025.
“A agenda da sustentabilidade no setor privado é estruturada nas práticas de ESG, que estão mais disseminadas nas grandes empresas. Contudo, 95% das empresas que atuam no turismo são micro e pequenas empresas, que têm maior dificuldade em ter acesso a ferramentas e consultorias para realizar essa transição de modelo de negócio. Foi diante deste cenário que a Embratur se uniu à UFRJ e ao Sebrae nesse projeto”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
“A inovação, junto com a sustentabilidade e a inclusão, é um conceito que não tem mais volta. O Sebrae é considerado hoje a maior plataforma de inovação do país. O negócio de startup ainda continua forte no país. Hoje, temos um movimento mais maduro e consolidado no país e o Sebrae atua com as startups para que nos ajudem a encontrar soluções significativas para o país, seja na preservação dos biomas brasileiros, seja para atuar em setores, como o turismo, onde os pequenos negócios representam 97,4% das empresas de turismo do país”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
“A parceria entre a Embratur, o Sebrae e o Parque Tecnológico da UFRJ é crucial para capacitar as micro e pequenas empresas do setor de turismo, promovendo o acesso a soluções inovadoras que priorizam a sustentabilidade. O Parque Tecnológico, com sua expertise em inovação e tecnologia, desempenha um papel fundamental nesse acordo, fortalecendo o compromisso com um turismo mais responsável e ambientalmente consciente, assegurando que o crescimento econômico dessas empresas ocorra em harmonia com a preservação dos recursos naturais e culturais do Brasil.” ressalta o diretor executivo do Parque Tecnológico da UFRJ, Romildo Toledo.