Neste sábado (17), policiais civis da 11ª DP (Rocinha) apreenderam o passaporte de uma turista argentina investigada por injúria racial em Ipanema, na Zona Sul do Rio. As ofensas foram cometidas contra um funcionário de um bar. Além de ter o passaporte apreendido, a suspeita será monitorada por tornozeleira eletrônica.
Segundo a polícia, a vítima compareceu à delegacia na quarta-feira (14/01) e relatou que a turista apontou o dedo e o chamou de “negro” em tom pejorativo. As informações de momento apontam que uma confusão começou após uma discussão entre a turista e o gerente do bar por um suposto erro no pagamento da conta.
Enquanto verificava imagens de câmeras de segurança, o funcionário sofreu os ataques de cunho racial feitos pela mulher, que é advogada. Além do depoimento a vítima registrou, em vídeo, imagens que mostram a turista imitando gestos e sons de macaco.
Após a denúncia, agentes identificaram a suspeita. A delegacia solicitou a retenção do passaporte e o monitoramento por tornozeleira eletrônica. Neste sábado, a turista prestou depoimento, teve o passaporte retido e foi encaminhada para a instalação do equipamento de monitoração. As investigações continuam.

