Davidson Ribeiro dos Santos, Kayky da Conceição Dantas Pinheiro e Ana Beatriz da Conceição Dantas Pinheiro, responsáveis pelos três pitbulls que atacaram a escritora Roseana Murray em abril, tornaram-se réus após a denúncia do Ministério Público do Rio (MPRJ) ter sido aceita pela 2ª Vara da Comarca de Saquarema.
Davidson, Kayky e Ana Beatriz foram presos no dia 5 de abril logo após o ataque contra a escritora, que perdeu uma orelha e o braço direito. O trio foi denunciado pelo Ministério Público e responde por abuso e maus-tratos de animais. Após a audiência de custódia, no dia 7, eles tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva, mas acabaram sendo soltos pela Justiça do Rio no dia 11.
À época, o desembargador Gilmar Augusto Teixeira argumentou que os animais haviam sido apreendidos e recolhidos pela Secretaria de Proteção Animal de Saquarema, sendo assim, não teria perigo manter os três em liberdade. Porém, ele ressaltou que a perda da tutela dos cães deveria ser mantida, além de proibir Kayky, Ana e Davidson de adquirir outros animais domésticos.
Ainda nesta quinta, Davidson voltou a ser detido pela polícia após tentar fugir de uma equipe do Programa de Integração na Segurança (Proeis), em Saquarema, na Região dos Lagos. Ele dirigia uma moto com numeração do motor alterada e sem documentos e habilitação. Uma outra pessoa estava no veículo. Os dois foram encaminhados a 124ª DP (Saquarema).
Sob Davidson pesa também uma investigação por receptação após a polícia ter encontrado uma moto roubada na casa onde viviam os cães — ele era o responsável pelo imóvel.
O ataque
Roseana era vizinha de Davidson e foi atacada pelos cachorros na rua onde eles moram, quando fazia sua caminhada matinal, por volta das 6h. Segundo vizinhas, ela foi mordida e arrastada por cerca de cinco metros. Com os braços e cabeças bastante machucados, ela foi encaminhada de helicóptero para o Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo. Ela ficou treze dias internada na unidade, tendo tido alta em 18 de abril
Lei proíbe pitbulls soltos na rua
A Lei Estadual nº4.597, de 16 de setembro de 2005, determina que os cães considerados mais ferozes, como pitbull, fila, doberman e rotweiller, devem ser castrados a partir dos 6 meses de idade e só podem circular em áreas públicas com focinheira e sendo guiados na coleira por uma pessoa maior de idade.
Em praias, a circulação é vetada mesmo com focinheira e coleira. É proibido deixa-los soltos em qualquer hipótese. O descumprimento da lei prevê multa de quase R$ 23 mil reais e apreensão do animal em casos reincidentes.
.