ATUALIZADO às 23h40, com a resposta da Secretaria de Transformação Digital
O subsecretário do Gabinete do governador Cláudio Castro (PL), o advogado Victor Travancas, nem quer esperar os trabalhos da CPI da Transparência da Alerj para tomar medidas mais drásticas.
Travancas denuncia que está sem acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e que vai entrar com processo contra o secretário de Transformação Digital, Mauro Farias, e contra o presidente do Proderj, Flávio Rodrigues, pedindo a prisão dos dois por crime contra a administração pública.
“Desde ontem, o estado está com todos os atos secretos. Não alguns, como era antes da CPI da Transparência. O Proderj está impedindo qualquer acesso aos documentos. O próprio gabinete do governador perdeu acesso ao sistema”, revela Travancas.
Responsável pela compliance do governo, o subsecretário lembra ainda que entre os processos ocultos existem aqueles que envolvem recursos federais.
Secretaria de Estado de Transformação Digital afirmou, por meio de nota, que não havia qualquer problema com o sistema. Segue a integra da resposta.
“A Secretaria de Estado de Transformação Digital, responsável pela manutenção do SEI-RJ, informa que não foi relatado qualquer problema de acesso ao sistema, ou seja, os perfis citados na matéria encontram-se ativos. Os processos também estão disponíveis e a responsabilidade de classificação dos processos é de cada usuário do sistema.
O SEI-RJ também possui área de pesquisa pública, onde qualquer cidadão pode pesquisar por processos do sistema, sem a necessidade de realizar login ou se cadastrar. O acesso pode ser realizado por meio do link: https://sei.rj.gov.br/consultaprocessual
Apenas no mês de maio de 2024, mais de 82 mil processos foram gerados no sistema e disponibilizados para consulta por meio da pesquisa pública. Ressaltamos que o acesso pode ser realizado por qualquer cidadão em território nacional, seja ele servidor público ou não”.
Agora publica outra explicando que foi o gabinete da vice-governadoria que derrubou o próprio serviço interno de acesso ao SEI por imperícia de um técnico e peça desculpas ao PRODERJ e a SETD.
Governador Cláudio Castro dê o TAG. ( Termo de ajuste de gestão). Pois assim vai resolver o problema da GRAM que os veteranos e pensionistas do corpo de bombeiros e da polícia militar tem direito adquirido pela constituição federal brasileira. Isso mostra que a GRAM e genérica e não houve desvios de verbas. Entendeu governador Cláudio Castro ?