No domingo (14), a pista de subida da Serra das Araras, na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), será interditada para a passagem de uma carga superdimensionada. O conjunto transportador leva um transformador e tem 106 metros de comprimento, mais de 6m de largura e peso de 647 toneladas.
O deslocamento começou no início do mês de Jacareí, cidade de São Paulo, em direção ao porto de Itaguaí. Entre a noite de domingo e a manhã de segunda-feira, o conjunto vai percorrer 12 quilômetros pela BR-116 até chegar na altura de Paracambi, onde fará uma nova parada.
Para a realização do percurso, a Motiva, administradora do trecho, vai atuar em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e com a empresa responsável pelo transporte. A pista de subida da Serra das Araras será totalmente interditada a partir das 22h do domingo. A previsão de liberação do tráfego está prevista para às 7h, mas pode ser antecipada.
Confira os horários e orientações para motoristas no deslocamento da carga especial na pista de subida da Serra das Araras
Domingo (14/12)
- 9h: Início dos serviços preparatórios para a passagem da carga, com possíveis interdições parciais na pista de subida (sentido São Paulo).
- 22h: Fechamento total da pista de subida (sentido São Paulo), no km 223,5 sul (sentido São Paulo), em frente à balança de Paracambi e início do deslocamento da carga, no km 233.
Segunda-feira (14/12)
- 7h: Término do deslocamento e previsão de liberação total do tráfego.
A RioSP orienta os motoristas a programarem sua viagem com antecedência. Durante o fechamento da pista de subida da Serra das Araras.
“Todo o trecho estará devidamente sinalizado. Os motoristas que passarem pela região no sentido Rio de Janeiro devem redobrar a atenção à sinalização e respeitar os limites de velocidade. As datas e horários poderão sofrer alterações em função de ajustes operacionais dos envolvidos na operação ou por condições meteorológicas”, avisou a empresa.

