Os trabalhadores que atuam no sistema BRT do Rio agora têm um sindicato próprio. Os funcionários da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC/MOBI-Rio) criaram, neste mês de outubro, o Sindicato dos Trabalhadores da CMTC/BRT RIO. A fundação já foi publicada no Diário Oficial da União e a primeira assembleia geral do grupo acontece nesta terça-feira (28).
O objetivo é representar funcionários do sistema na cobrança de melhores condições de trabalho. “Queremos garantir que cada trabalhador tenha voz ativa nas decisões que envolvem a categoria, buscando melhorias salariais, segurança no ambiente de trabalho e a valorização profissional de cada um”, destaca o vice-presidente do Sindicato, Valcimar Diniz, que é motorista do coletivo articulado na linha Transbrasil.
O grupo é presidido pelo motorista Élber Nunes. Além dos condutores, o Sindicato reúne auxiliares, conferentes e funcionários dos setores administrativo, de manutenção e de higiene que trabalham a serviço do sistema BRT. De acordo com a direção, os servidores sentiram a necessidade de um sindicato focado, mais especificamente, nas questões de quem atua neste modal de transporte em específico.
Sindicato quer programas de qualificação e ações sociais para servidores
Entre alguns dos assuntos que devem ser discutidos na primeira assembleia, estão algumas metas que o grupo pretende cobrar. Uma delas é a criação de programas de qualificação e capacitação para os trabalhadores que prestam serviço à Mobi-Rio.
“O nosso projeto envolve a criação de programas para os motoristas e demais colaboradores, o fortalecimento do diálogo com a empresa e com o poder público e a implantação de ações sociais que beneficiem não apenas os trabalhadores, mas também as suas famílias”, explica o vice-presidente.
À luz da aprovação do projeto que substitui o sistema BRT por VLT ou VLP em duas linhas, o grupo também pretende cobrar esclarecimentos sobre a gestão dos corredores Transcarioca e da Transoeste. “Nossa dúvida é se a Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC/MOBI-Rio) vai continuar administrando esses corredores. Se for, o Sindicato vai abranger [trabalhadores] deles também”, destaca Valcimar.


A PRIMEIRA ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES DO BRT-RIO É AMANHÃ DIA 28 DE OUTUBRO DE 2025
Desejo êxito trabalhista e muitas conquistas aos trabalhadores e trabalhadoras do BRT-MOB-RIO.
Marco Paulo Valeriano de Brito
Filiado ao Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras Brasileiro
Parabéns pela iniciativa.
Gostaria de sugerir, a implantação de plano de saúde.
Isso é um diferencial, para a categoria.
Eu nao fui informado sobre esse sindicato e nem tão pouco fui informado dessa assembleia hoje isto e incrivel
A intenção é ate boa, mas já inicia igual o sindicato do Sebastião, ninguém vai contra a contratação temporária, cujos direitos trabalhistas o profissional perde, sem os 40% do FGTS, auxílio desemprego, aviso prévio.
Onde fica a sede e como se associar?
Vão correr atrás dos 40% do FGTS? Auxilio desemprego? Pq senão, não adianta de nda.
Parabéns pela conquista 👏 nós fazemos a diferença, vamos lutar por qualidade de trabalho, respeito, segurança
Primeira.coisa a se fazer e acabar com a panela que tem aí com os caras mas antigos não falo dos profissionais e sim da supervisão e o cara que foi escolhido pra ser inspetor geral o senhor Paulo Roberto que um papagaio 🦜 de pirata mal caráter safado e falso profeta vive sacaneando geral e dando tapinhas nas costas pra quem não me conhece fui inspetor do corredor transoeste e fui uns dos prejudicado por esse canalha não renovou meu contrato por pura vaidades
Espero uma melhora significativa no salário e benefícios, Deus abençoe grandemente
Bom dia sou motorista do BRT eu apoio , estão de parabéns por essa implantação 👏
Mais um órgão para usurpar os otários do sistema BRT…kkkkk
Como o Carioca e otario!!!
Falou tudo… Já tem pouco sindicato e os caras fazendo mais e ACREDITANDO que é para o bem dos trouxas 🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡
Gostaria de saber se esse sindicato alcança os operadores de estação!!!
Tem que acabar com o cargo de Encarregado de estações não serve para nada monitoram o trecho pelo whatsapp dos operadores do próprio celular deles que isso é um verdadeiro abuso e ameaçam a não renovar o contrato , e não agregam em nada só fica prejudicando os operadores pai e mãe de família . Tinha que ser como era da época do consórcio BRT somente supervisores , tinha somente 1 para cada corredor e funcionava perfeitamente .