Saquarema lançou, esta semana, plataformas digitais que usam a tecnologia como ferramenta de inclusão social e regional. A ação concretizou o investimento em duas grandes frentes, desenvolvidas pelo Laboratório de Inovação em Sustentabilidade Aplicada ( LaB-ISA ), da Secretaria Municipal de Governança e Sustentabilidade: o portal de boas práticas ‘#AquiTemODS’, voltado para os 92 municípios do estado, e o ‘MEI de Saquá’ , um marketplace gratuito que combate a invisibilidade do microempreendedor individual.
A plataforma, alinhada à Agenda 2030 da ONU (ODS), funciona como um repositório digital de acesso livre para que qualquer cidadão, servidor ou técnico consulte projetos de sucesso já implementados e comprovados. O acesso é totalmente aberto, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) , que garante transparência e privacidade ao titular dos dados.
“O reconhecimento de Saquarema no G20 em 2024 demonstrou a relevância de soluções locais inovadoras para desafios globais,” afirmou Rayne Michelli Ferretti Moraes , Oficial Nacional para o Brasil do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) . Segundo Moraes, o lançamento é fundamental para transformar uma boa prática em um modelo replicável para outros municípios , promovendo a gestão pública colaborativa e o desenvolvimento sustentável.
Foco na Inclusão Social e Empreendedorismo Feminino
O segundo projeto, o “MEI de Saquá” , tem um forte apelo social ao enfrentar um problema econômico: a alta taxa de MEIs que deixam de funcionar (atingindo até 40% no primeiro ano), causada principalmente pela falta de visibilidade e recursos para divulgação . Este projeto também foi desenvolvido pelo LaB-ISA.
Lançado no Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, o projeto assume uma dimensão de gênero e da Economia do Cuidado. Muitas empreendedoras são cuidadoras primárias e não podem sair de casa para vender. A plataforma funciona como um e-commerce gratuito que conecta diretamente o microempreendedor formalizado ao consumidor, oferecendo uma vitrine permanente.
“O #AquiTemODS é o ecossistema que faltava para alavancar e escalar a Agenda 2030 nos municípios, garantindo que boas ideias circulem e sejam replicadas,” explicou Manoela Peres, Secretária de Governança e Sustentabilidade. “Paralelamente, o MEI de Saquá ataca a invisibilidade. É a gestão pública agindo como plataforma para o sucesso do empreendedor local, oferecendo uma solução permanente e digital que promove a inclusão social e a autonomia, especialmente das mulheres empreendedoras e dos que não têm recursos para alavancar seus negócios por meio de divulgação ou atuação presencial em lojas e feiras.”
A agenda de lançamento do “MEI de Saquá” contou com painéis com empreendedores e empresários da região e uma oficina prática de marketing digital, incentivando o uso da plataforma.
“Saquarema prova, mais uma vez, que a inovação não é exclusividade das grandes capitais. Investir em tecnologia é, acima de tudo, investir em inclusão social,” afirmou a prefeita Lucimar. “Estes dois projetos representam a nossa visão de futuro, um governo que usa a tecnologia para ser mais eficiente, colaborar com outros municípios e, o mais importante, dar visibilidade e oportunidades reais para que o nosso microempreendedor cresça. Estamos transformando promessas em entregas concretas que impactam a vida das pessoas e que fortalecem o ambiente de negócios da nossa cidade.”

