Entre os 17 petistas que tiveram seus direitos suspensos pela comissão executiva nacional do PT por suspeita de fraudes em filiações, está a subsecretária de Gestão da Secretaria de Meio Ambiente e Clima da Prefeitura do Rio, Eliane Cacique.
Eliane foi secretária municipal durante o período em que a atual titular, Tainá de Paula (PT), precisou se desincompatibilizar para disputar a reeleição como vereadora do Rio. Vice-presidente do diretório estadual do partido, ela teria, segundo levantamento de dirigentes do PT, abonado 1.928 fichas na última campanha nacional de filiação.
Suspensão vale por, pelo menos, 60 dias
De acordo com a resolução da executiva nacional, as suspensões são válidas por 60 dias ou até a decisão fim do processo disciplinar. Os penalizados estão impedidos de participar de qualquer atividade partidária, votarem em qualquer instância ou atividade partidária e serem votados para composição de quaisquer instâncias, órgãos ou funções partidárias, incluindo a impossibilidade de compor chapas para o Processo de Eleição Direta (PED).
O processo corre sob sigilo até que sejam estabelecidos quais dessas pessoas que foram suspensas de fato praticaram algum tipo de fraude. Todos terão direito à defesa. O assunto deve voltar à tona na reunião da executiva nacional da próxima terça-feira (27). A comissão de ética do partido analisará todos os casos.
Denúncias de fraudes, especialmente no PT do Rio
As filiações em massa, ocorridas recentemente, foram denunciadas por nomes históricos do partido como o professor e historiador Valter Pomar. O Rio foi a unidade que registrou o maior número de novos membros. Para apurar as denúncias de irregularidades no diretório fluminense, uma auditoria externa foi contratada.
O relatório da auditoria afirmou que, nos últimos 12 meses, houve um total de 2.018 filiações irregulares, envolvendo a utilização de dados inexistentes, inconsistências cadastrais e manipulação indevida de informações. Além disso, também no Rio, outros cinco filiados foram suspensos por suspeita de alterações irregulares de nomes no sistema de filiação.