E o primeiro selo municipal equivalente ao SIF (Selo de Inspeção Federal) vai para… o Enchendo Linguiça! Com a conquista, o simpático bar do Grajaú, que também é reconhecido como produtor artesanal de embutidos, agora pode vender seus produtos para todo o país.
A lei que garante a equivalência do selo de inspeção municipal ao federal, de autoria do vereador Rafael Aloísio Freitas (PSD), entrou em vigor no fim do ano passado. O prefeito Eduardo Paes (PSD) também editou um decreto regulamentando a novidade. A implantação ficou a cargo do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio). E, com isso, o município do Rio está integrado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi).
Agora, qualquer produtor de leite, mel, peixe, carne e ovos que esteja estabelecido na cidade do Rio de Janeiro pode pleitear a equivalência dos selos e, a partir daí, vender e distribuir os seus produtos a todo o país.
Mas, para Fernando Breschnik e Cláudio Toscano, sócios do Enchendo Linguiça, a comemoração ainda foi além da conquista do selo: a casa, há 20 anos em atividade, também recebeu, neste sábado (31), das mãos de Paes a placa de Patrimônio Cultural Carioca.

