Seis meses depois das enchentes que atingiram Mambucaba, em Angra dos Reis, só agora o governo do estado vai começar a entregar o Cartão Recomeçar a famílias que perderam tudo — ou quase tudo — com o aguaceiro.
Para completar, foram cadastradas 3.966 família, mas apenas 2.171 famílias receberão o benefício.
A entrega está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro.
E os protestos, para começar no mesmo dia.
O que diz o governo do estado
A Secretaria estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos enviou nota. Eis a íntegra:
“Os cartões Recomeçar para a cidade de Angra dos Reis serão entregues para cerca de duas mil famílias entre os dias 22, 23 e 24 de outubro. A demora na liberação do benefício ocorreu por que havia inconformidade nas informações prestadas pelo município. A solicitação só chegou ao estado em abril, e o município solicitou prorrogação no prazo para inscrever as famílias duas vezes. Além disso, em decorrência da mudança do sistema do agente operador, pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a exportação da base de dados do CadÚnico foi interrompida por três meses, durante o período de transição.
As coordenadorias estaduais do Programa Cartão Recomeçar e do Cadastro Único e Programa Bolsa Família estiveram, a todo tempo, em contato direto e constante com o MDS, bem como com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania de Angra dos Reis. A subsecretaria de Gestão do SUAS esteve totalmente empenhada em sanar as incompatibilidades com o agente operador e com a base de dados do CadÚnico”.


Que matéria tendenciosa!
Primeiro, é importante esclarecer que as famílias que “ficarão de fora” certamente não atenderam aos critérios necessários para serem contempladas pelo Programa.
Segundo, é irreal exigir que o Estado receba uma demanda hoje e a atenda imediatamente. Há um processo técnico a ser seguido: é preciso consolidar as informações enviadas pelos municípios, realizar o cruzamento de dados (conforme orientação do Tribunal de Contas), encaminhar os dados ao banco para a emissão dos cartões, organizar os materiais e, só então, efetuar as entregas.
Saudades de uma matéria que informe com responsabilidade, sem distorções.