O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, da Secretaria do Tesouro Nacional, elegeu Saquarema, como a cidade fluminense com melhor efetividade e segurança de registros contábeis e fiscais. O município, que estava na 4.867ª posição nacional em 2019, subiu para a 600ª posição em 2024.
O ranking avalia a qualidade, precisão e consistência das informações enviadas por União, estados e municípios ao Siconfi, um sistema de informações do setor público.
“Hoje, Saquarema superou municípios maiores e tradicionais, como Rio de Janeiro, Niterói, Macaé, Campos dos Goytacazes e Petrópolis, por exemplo. Isso é fruto de um trabalho incansável dos nossos servidores do corpo técnico”, destacou o secretário municipal de Planejamento de Saquarema, Celio Ricardo Almeida.
Tesouro verifica precisão e detalhamento de relatórios de municípios como Saquarema
O ranking avalia dados submetidos pelos entes federativos relativos a contas anuais, execução orçamentária, gestão fiscal e saldos contábeis.
O Tesouro Nacional verifica esses relatórios de acordo com a sua precisão e detalhamento, elaborando assim a classificação dos municípios com maior qualidade de informações fiscais.