O prefeito de São João de Meriti, Léo Vieira (Republicanos), assinou decreto criando o Programa Municipal de Coleta Seletiva. A medida tem como foco também a a inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis e Reutilizáveis
Dentre os principais pontos do decreto, destaca-se a parceria ou contratação, através de chamamento público, de cooperativas de catadores de São João de Meriti para a coleta e triagem de materiais recicláveis, garantindo melhores condições de trabalho. O programa prevê campanhas de conscientização e educação ambiental como parte do cronograma de ações.
Os grandes geradores de resíduos como shoppings, supermercados e indústrias, poderão aderir através de um acordo de cooperação técnica. O programa busca reduzir o impacto ambiental, incentivar a reciclagem, além de melhorar a destinação dos resíduos sólidos, o que facilitará a participação da população no descarte correto de materiais recicláveis.
A prefeitura também implantará ecopontos ou pontos de entrega voluntária (PEVs) em locais estratégicos da cidade, facilitando o descarte correto de resíduos recicláveis pela população. Uma outra novidade é a implementação da coleta seletiva porta a porta, que será ampliada de forma gradativa conforme as parcerias com as associações e cooperativas de catadores.
‘É um marco histórico’, diz prefeito de São João de Meriti
Léo Vieira enfatizou a iniciativa, que é um marco histórico em Meriti e na Baixada Fluminense.
“Esse é o caminho para que nós tenhamos uma cidade mais limpa, sustentável e organizada. O sucesso desse programa colocará São João de Meriti como uma referência nacional na gestão de resíduos sólidos, e isso significa um avanço ambiental, econômico e social”, afirmou o prefeito Léo Vieira, acompanhado do secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Marcos Barreto, e da equipe técnica da pasta.

Ótima iniciativa do prefeito de São João de meriti. Que continue assim
Gostaria de saber se essa coleta coletiva vai gerar emprego
Golaço prefeito, golaçooo…muito orgulho do município em que cresci, ser pioneiro na baixada nesse tipo de avanço e desenvolvimento. Estive a pouco tem em Florianópolis onde a coleta seletiva é praticada e quase não se vê catadores em condições desumanas de higiene mexendo no lixo. Muito fiz por esse começo.
Gostei muito dessa iniciativa, que o povo colabore também.