A ressaca que atinge o litoral do Rio desde terça-feira (29) levou a Capitania dos Portos a interditar a saída da Baía de Guanabara para todas as embarcações, sejam de pesca ou de passageiros. A medida permanece em vigor até a noite desta quinta-feira (31), quando termina o aviso de ressaca emitido pela Marinha.
De acordo com o comunicado, que também se aplica às baías de Sepetiba e da Ilha Grande, a interdição tem como objetivo garantir a segurança da navegação e evitar acidentes no mar. Quem descumprir a portaria pode ser multado em até R$ 3,2 mil, perder a licença para pilotar e até ser preso.
Além de impactar a navegação, a força do mar provocou transtornos na cidade. Até o fim do aviso da Marinha, segue a recomendação de evitar o banho de mar e a prática de esportes aquáticos, bem como manter cautela em áreas atingidas por ondas fortes.
Av. Delfim Moreira, no Leblon, foi reaberta nesta quinta
A Avenida Delfim Moreira, no Leblon, Zona Sul, foi reaberta nesta quinta-feira após equipes da Comlurb removerem areia e detritos deixados pelo avanço do mar. Nos dias anteriores, as ondas invadiram todas as faixas da via, derrubaram o portão de um prédio e causaram prejuízos a quiosques.
Nesta quinta, o tempo permanece estável no Rio. Segundo o Alerta Rio, o céu varia entre claro e parcialmente nublado ao longo do dia, com temperaturas amenas e máxima prevista de 25 °C, sob influência de um sistema de alta pressão no oceano. Não há previsão de chuva, e os ventos devem soprar de forma fraca a moderada.