O Brasil está em contagem regressiva para a divulgação das indicações ao Oscar de 2025, com um grande nome em destaque: “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles. O filme é forte candidato a figurar na categoria de melhor filme internacional e, possivelmente, também em melhor atriz, com Fernanda Torres, e melhor roteiro adaptado.
A lista oficial será revelada no dia 17 de janeiro e os brasileiros estão esperançosos por mais uma conquista histórica para o cinema nacional. Caso o filme seja indicado, ele se juntará a uma seleta lista de nove filmes brasileiros que já receberam indicações ao prêmio máximo do cinema mundial.
Ao longo dos anos, o cinema brasileiro tem mostrado sua força e talento, com produções que conquistaram o reconhecimento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Confira alguns dos principais filmes que fizeram história no Oscar:
- O Pagador de Promessas (1963)
Indicado a melhor filme internacional, esse drama dirigido por Anselmo Duarte foi um marco do cinema nacional, sendo o primeiro filme brasileiro a concorrer na categoria.
- Raoni (1979)
Indicado a melhor documentário, este filme francês-brasileiro trouxe à tona a luta do líder indígena Raoni contra a construção de hidrelétricas na Amazônia.
- O Beijo da Mulher-Aranha (1986)
Co-produção entre Brasil e EUA, foi indicado a melhor filme, melhor diretor (Héctor Babenco), melhor ator (William Hurt) e melhor roteiro adaptado. William Hurt levou o prêmio de melhor ator.
- O Quatrilho (1996)
Indicado a melhor filme internacional, esse filme de Fábio Barreto conta a história de imigrantes italianos no Brasil e seus dramas familiares e amorosos.
- O Que é Isso, Companheiro? (1998)
Outra produção brasileira indicada a melhor filme internacional, esse filme baseado em fatos reais retrata a tentativa de sequestro do embaixador americano durante a ditadura militar no Brasil.
- Central do Brasil (1999)
Indicado a melhor filme internacional e melhor atriz (Fernanda Montenegro), esse emocionante drama de Walter Salles é um dos maiores sucessos do cinema brasileiro internacionalmente.
- Uma História de Futebol (2001)
Indicado a melhor curta-metragem live-action, esse curta de futebol foi aclamado pela sua abordagem emocionante do esporte e da cultura brasileira.
- Cidade de Deus (2004)
Indicado a melhor diretor (Fernando Meirelles), melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia, esse aclamado filme se tornou um fenômeno mundial e trouxe os holofotes para o cinema brasileiro.
- Lixo Extraordinário (2011)
Indicado a melhor documentário, este filme brasileiro, co-produzido com o Reino Unido, narra o trabalho do artista Vik Muniz com catadores de lixo no Brasil.
- O Sal da Terra (2015)
Indicado a melhor documentário, esse filme, uma co-produção Brasil-França-Itália, mostra a vida e a obra do fotógrafo Sebastião Salgado.
- O Menino e o Mundo (2016)
Indicado a melhor animação, esse encantador filme de animação dirigido por Alê Abreu encantou o público com sua abordagem visualmente inovadora e sua reflexão sobre as desigualdades sociais.
- Democracia em Vertigem (2020)
Indicado a melhor documentário, esse filme de Petra Costa apresenta uma análise intimista e política do processo de impeachment de Dilma Rousseff.