O Acadêmicos do Salgueiro anunciou, nesta quarta-feira (21), que prestará homenagem à carnavalesca Rosa Magalhães no carnaval de 2026. O enredo, intitulado “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, celebrará a trajetória da maior campeã da história da Marquês de Sapucaí.
Rosa Magalhães, que morreu em julho de 2024, aos 77 anos, deixou um legado imenso para o carnaval. A proposta é levar para a avenida um cortejo lúdico que percorre o universo criativo de Rosa, começando pela biblioteca mágica onde ela fazia suas pesquisas.
No desfile, personagens marcantes dos enredos que Rosa criou ao longo da vida ganharão vida novamente. Nobres, indígenas, deuses, criaturas fantásticas e figuras do imaginário popular ajudarão a contar essa história.
O lançamento do enredo ocorreu no barracão do Salgueiro, na Cidade do Samba, Região Central do Rio. O enredo é assinado pelo carnavalesco Jorge Silveira, com curadoria de Leonardo Antan.
