O prefeito Eduardo Paes (PSD) confirmou, em vídeo publicado neste sábado (15), que o Rio de Janeiro será a sede da reunião de chefes de Estado dos países do Brics em 2025. O evento ocorrerá nos dias 6 e 7 de julho, reunindo líderes de 20 países, incluindo membros plenos e parceiros do bloco.
A informação foi dada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em um vídeo postado nas redes sociais do prefeito. Ele ressaltou a importância da reunião para a cooperação internacional e destacou que o Rio será, mais uma vez, palco de um grande evento diplomático.
“O presidente [Lula (PT)] me autorizou a anunciar que a reunião dos chefes de Estado do Brics será no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de julho deste ano, quando receberemos os líderes dos 20 países que integram o bloco, entre membros plenos e parceiros”, afirmou Vieira.
O prefeito Eduardo Paes celebrou a decisão e ressaltou a crescente relevância da cidade no cenário global.
“O Rio, mais uma vez, é a capital do mundo. Tivemos o G20 no ano passado, agora o Brics, e quem sabe ainda consigo a assinatura do decreto presidencial para tornar o Rio ‘capital honorária’ do Brasil”, disse Paes, em tom descontraído.
Em janeiro, a Prefeitura do Rio formalizou um pedido ao governo federal para que a cidade seja reconhecida como “capital honorária” e “cidade federal”, um título simbólico que não altera seu status político-administrativo.