A Prefeitura do Rio está avaliando um projeto de concessão dos parques públicos da cidade, seguindo o modelo implantado em São Paulo, com destaque para o Parque do Ibirapuera. A parceria com empresas privadas, que abrange a gestão, operação e manutenção dos parques, na capital paulista, tem mostrado resultados positivos, tanto em aumento da visitação quanto na valorização do entorno, atraindo investimentos e impulsionando o desenvolvimento imobiliário.
Em entrevista ao Sinduscast Rio, videocast do Sinduscon-Rio, apresentado por Claudio Hermolin, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento do Rio, Gustavo Guerrante, falou sobre o projeto e revelou que, em maio, visitará o Ibirapuera para entender melhor o modelo adotado.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações para revitalizar importantes parques públicos do Rio, como a Quinta da Boa Vista, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Parque Dois Irmãos e o Campo de São Cristóvão, buscando atrair investimentos para as áreas ao redor.
Concessão de parques públicos pode impulsionar a construção civil
A concessão, ao contar com a parceria privada, tem o potencial de aliviar os cofres públicos e garantir uma gestão mais eficiente desses espaços. A medida também promete impactar positivamente o setor imobiliário e a construção civil, tornando os parques ainda mais atrativos e integrados ao desenvolvimento urbano.
Assista aqui à entrevista completa com Gustavo Guerrante no Sinduscast Rio, disponível também nas principais plataformas de áudio (Spotify, Deezer, Amazon) e no YouTube do Sinduscon-Rio.