ATUALIZADA às 7h20 do dia 5, com nota da deputada Célia Jordão (PL).
Há quem se destaque pela presença, mas há também políticos que chamam atenção pelas ausências. Na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), entre as sessões realizadas de janeiro a novembro de 2025, foram registradas 44 faltas, distribuídas entre 25 dos 70 deputados. O levantamento foi feito a partir de dados do Portal da Transparência da Alerj.
Célia Jordão (PL) lidera o ranking de ausências, com cinco faltas. Em seguida, aparece o suplente Douglas Gomes (PL), que, entre idas e vindas à Alerj, acumulou quatro ausências — número que o coloca empatado com Chico Machado (Solidariedade). O grupo dos mais faltosos se completa com Elton Cristo (PP), que teve três faltas ao longo de 2025.
A bancada do PL foi a que mais acumulou faltas em 2025
Por sua vez, com duas ausências cada, aparecem os deputados Vitor Junior (PDT), o cassado Ricardo da Karol (PL), Renan Jordy (PL), Lucinha (PSD), Jorge Felippe Neto (Avante), Carlos Macedo (Republicanos) e André Corrêa (PP). Os demais parlamentares tiveram apenas uma falta ou não registraram nenhuma ausência no período analisado.
Ao observar as bancadas, o PL (que é a maior de todas) aparece na liderança, com 15 ausências acumuladas. Em seguida, vem o PP, com seis. União Brasil — partido do presidente afastado da Alerj, Rodrigo Bacellar —, Solidariedade e PSD aparecem empatados, com quatro faltas cada. O portal da Alerj, no entanto, não informa se as ausências registradas foram justificadas ou não pelos parlamentares.
Ranking dos deputados da Alerj que tiveram ao menos uma falta ao longo de 2025:
- Celia Jordão (PL) – 5 faltas
- Douglas Gomes (PL) – 4 faltas
- Chico Machado (Solidariedade) – 4 faltas
- Elton Cristo (PP) – 3 faltas
- Vitor Junior (PDT) – 2 faltas
- Ricardo da Karol (PL) – 2 faltas
- Renan Jordy (PL) – 2 faltas
- Lucinha (PSD) – 2 faltas
- Jorge Felippe Neto (Avante) – 2 faltas
- Carlos Macedo (Republicanos) – 2 faltas
- Andre Correa (PP) – 2 faltas
- Vinicius Cozzolino (União Brasil) – 1 falta
- Verônica Lima (PT) – 1 falta
- Rosenverg Reis (MDB) – 1 falta
- Renato Miranda (PL) – 1 falta
- Renato Machado (PT) – 1 falta
- Rafael Picciani (MDB) – 1 falta
- Marcos Muller (União Brasil) – 1 falta
- Franciane Motta (PODE) – 1 falta
- Fábio Silva (União Brasil) – 1 falta
- Dr. Pedro Ricardo (PP) – 1 falta
- Claudio Caiado (PSD) – 1 falta
- Bruno Boaretto (PL) – 1 falta
- Guilherme Schleder (PSD) – 1 falta
- Arthur Monteiro (União Brasil) – 1 falta
O que diz a deputada Célia Jordão
O gabinete da deputada enviou nota. Eis a íntegra:
“O mandato parlamentar, para além das sessões plenárias, também é cumprido realizando agendas externas. Assim sendo, apenas a título de complemento da reportagem, informamos que a deputada estadual Célia Jordão cumpria agendas externas nas referidas datas, não havendo portanto registro na sessão plenária da Alerj.
Por se tratarem de agendas referentes aos interesses do mandato estadual e cumpridas fora do Rio de Janeiro, não entendemos ser coerente dar presença (mesmo que online) nessas datas.
- No dia 25/03, a parlamentar esteve em Brasília participando do V Encontro de Procuradoras da Mulher no Legislativo e representando o Estado do Rio como Procuradora-Adjunta da Mulher.
- No dia 02/04, foi a São Gonçalo participar como painelista no Fórum de Baías e Bacias Fluminenses, pois como autora da lei que estabeleceu a Política de Incentivo à Economia do Mar no Estado do Rio, é sempre muito solicitada a sua participação nos eventos.
- No dia 10/04, foi convidada para o Seminário “A força do Petróleo do Rio de Janeiro. Um gigante Energético”, que aconteceu no Campo Olímpico de Golfe.
- No dia 25 de outubro, foi ao Ministério do Trabalho para uma reunião com o ministro, Luiz Marinho. A reunião foi motivada por demanda apresentada em reunião com os estaleiros sobre o funcionamento contínuo das empresas para reparos operacionais, especialmente os emergenciais, o que possibilitaria, além da geração de novos postos de trabalho, o aumento da competitividade dos estaleiros nacionais frente aos estrangeiros.
- Como presidente da Comissão de Indústria Naval, Offshore, Petróleo e Gás, Célia Jordão esteve no dia 25 de novembro acompanhando a votação da lei que regulamenta a profissão de Marinheiro de Esporte e Recreio, aprovada pelo Senado e sancionada pela Presidência da República.
Sempre trabalhando e respeitando os compromissos do mandato parlamentar, desde já agradecemos a vossa compreensão”.

