O candidato do União Brasil em Duque de Caxias, Celso do Alba, está em terceiro lugar nas pesquisas, mas nada disposto a se intimidar com o tamanho dos adversários. O presidente da Câmara de Vereadores da cidade decidiu chegar ao seu primeiro debate, marcado para o dia 29, levando adereços que possam desestabilizar o ex-prefeito José Camilo Zito (PV) e Netinho Reis (MDB), integrante da família Reis — que manda chover e parar de chover em Caxias há mais de uma década.
Para chatear Zito, vai levar um saco de lixo. Ao deixar o governo, em dezembro de 2012, o então derrotado prefeito deixou a cidade coberta de lixo. A Locanty, empresa responsável pela coleta no município, abandonou o serviço, alegando falta de pagamento da prefeitura. A imagem é recorrentemente usada pelos adversários para desconstruir o candidato do PV, que pretende voltar ao comando da cidade.
Caminhãozinho de brinquedo
E para irritar Netinho, Celso planeja levar um caminhãozinho reboque de brinquedo. Tudo por causa do escândalo dos reboques levantado em comissão parlamentar de inquérito da Assembleia Legislativa. Os integrantes da CPI descobriram que a Opção Ativa, uma empresa de reboques com sede em Caxias, prestava serviços de forma irregular ao Detran — e, por “empréstimo”, a outros órgãos do governo do estado. A CPI também descobriu que a Opção Ativa era contratada pelo município de Caxias para gerenciar o depósito público dos veículos apreendidos e abandonados na cidade. E, de lá, a empresa era usada em operações do Detran no Rio e em outras cidades da Baixada Fluminense,