Aprovada em primeira discussão, a decisão definitiva sobre a instalação do hospital da operadora Prevent Senior no antigo prédio da IBM, na Avenida Pasteur, em Botafogo, foi adiada.
É que no meio do caminho havia uma emenda — apresentada pelos vereadores Wellington Dias (PDT), Doutor Gilberto (SDD), Júnior da Lucinha (PSD) e pelas comissões permanentes relacionadas ao projeto. Eles querem que as mesmas regalias sejam estendidas a outras instituições públicas ou privadas de saúde em toda a IV Região Administrativa, que abrange os bairros de Botafogo e do Humaitá.
Alguns vereadores entendem que, assim, o projeto enviado à casa pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) ficaria mais justo. Ou não pode nada para ninguém ou deveria abrir tudo para todo mundo.
Projeto da Prevent Senior contraria Plano Diretor
O tema é polêmico porque o recém-aprovado Plano Diretor, que começou a valer em janeiro de 2024, proíbe novos hospitais com internação na região, atendendo a um pedido dos moradores.
A próxima semana será decisiva para o governo, que quer ver o hospital no edifício, fechado desde 2021, quando a IBM deixou o local.
E a oposição, que prefere seguir, à risca, o que determina o Plano Diretor.