O polêmico projeto que ficou conhecido como “lei anti-Oruam” entrou na ordem do dia na Câmara do Rio e será votado pelos vereadores nesta terça-feira (14). Proposto por Talita Galhardo (PSDB) e Pedro Duarte (Novo), o texto proíbe que órgãos públicos contratem artistas que façam “apologia ao crime organizado ou ao uso de drogas” para apresentações abertas ao público infantojuvenil.
Protocolado em fevereiro, o projeto provocou muito debate entre os parlamentares e nas redes sociais e acabou não sendo colocado para votação. Além disso, ainda está pendente de parecer de dez comissões permanentes da casa.
“Lei Anti-Oruam” é inspirada em pacote de leis paulistano
Inspirada em um pacote de leis proposto pela vereadora de São Paulo Amanda Vettorazzo (União), a “Lei Anti-Oruam” carioca teria o objetivo de garantir responsabilidade e “respeito à proteção de crianças e adolescentes” na realização de eventos.
“Uma coisa é liberdade de expressão, outra coisa é o Poder Público financiar, com dinheiro do contribuinte, espetáculos que cultuam, em suas letras, o tráfico. Basta de apologia ao crime”, alegou Duarte.
O nome do projeto faz referência ao rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, o Oruam. Filho de uma das principais lideranças da facção criminosa Comando Vermelho, Marcinho VP, cantor foi preso em julho e, atualmente, responde em liberdade por sete acusações, que incluem tráfico de drogas, ameaça e lesão corporal.


Oruam não deveria ser solto nunca. Ele é um criminoso comprovadamente e ligado ao Comando Vermelho. Além, claro, de ser filho de um traficante perigoso.
Boa tarde! Então já é um absurdo tanto as prefeituras como o estado financiar shows desses caras, eles fazem os shows deles dedicado apologia ao crime, aí vem as prefeituras tanto do Rio como as dos municípios gastar o dinheiro público com esses caras.
Sinceramente deixa esse rapaz de mao . A cada dia mais mim decepciono com politico
E deixa eles de mão e VAI contínua jogando as crianças e adolescentes nas drogas como tá né!
Os erros do pai dele nao o condena vs e quem o condena,o que o pai dele fez ele ta pagando e o Mauro mais conhecido como oruam nao tem nada a ver com as escolhas do pai se nao era pra ele ta na favela trocando tiros com as polícia e nao no palco contando o que tem vontade ele está expressando o que ele vivi, dentro e fora da favela mais tem gente que se sinto culpada e em vez de ajudar só piorar a situação e fazer acusações sem tem prova
Antes de vim comentar algo sobre alguém primeiro melhore seu português básico 😊grato.
Os erros dos pais ele não tem a ver mesmo não! Mais FUMA maconha fazer sinal de palavrão e fica em vidio com chefes de outras facção. E desacata a polícia e esconder bandido na casa dele haaa isso ele errou ! Ele é anjinho ne ?